
Mischa Dohler
É atualmente Vice-Presidente de Tecnologias Emergentes na Ericsson Inc., no Vale do Silício, onde atua em tópicos avançados como 6G, Metaverso, Realidade Estendida (XR), Computação Quântica e Blockchain. Integra o Comitê Técnico Consultivo da FCC (Federal Communications Commission) e o Conselho Consultivo de Espectro da Ofcom (Reino Unido).
É Fellow do IEEE, da Royal Academy of Engineering, da Royal Society of Arts (RSA), do Institution of Engineering and Technology (IET) e Distinguished Member da Harvard Square Leaders Excellence. É empreendedor serial, com cinco empresas fundadas; compositor e pianista, com cinco álbuns disponíveis no Spotify/iTunes; e fluente em diversos idiomas. Sua trajetória já foi amplamente coberta por veículos de imprensa nacionais e internacionais, incluindo destaque na plataforma Amazon Prime.
Mischa é palestrante frequente em keynotes, painéis e tutoriais, tendo recebido diversos reconhecimentos ao longo da carreira. É pioneiro em várias áreas de pesquisa, contribuiu com normas técnicas em banda larga sem fio, IoT/M2M e cibersegurança, possui dezenas de patentes, organizou e presidiu conferências internacionais, foi Editor-Chefe de dois periódicos científicos, conta com mais de 300 publicações altamente citadas e é autor de diversos livros. Figura entre os 1% de pesquisadores mais citados no mundo, considerando todas as áreas do conhecimento.
Entre 2013 e 2021, foi Professor de Comunicações Sem Fio no King’s College London e Diretor do Centro de Pesquisa em Telecomunicações, promovendo a pesquisa interdisciplinar entre tecnologia, ciências e artes. É cofundador e ex-CTO da empresa Worldsensing, referência em IoT; cofundador e ex-CTO da empresa de satélites orientados por IA SiriusInsight.AI; e cofundador da startup de sustentabilidade Movingbeans. Atuou ainda como pesquisador sênior na Orange/France Telecom entre 2005 e 2008.

Majid Butt
É pesquisador sênior na Nokia Bell Labs, nos Estados Unidos, e professor pesquisador adjunto no Trinity College Dublin, na Irlanda. Anteriormente, ocupou diversas posições acadêmicas e de pesquisa na University of Glasgow (Reino Unido), no próprio Trinity College Dublin, e no Fraunhofer HHI (Alemanha).
É autor de mais de 80 artigos revisados por pares e contribuiu com mais de 100 famílias de patentes depositadas ou concedidas na área de redes celulares. Foi reconhecido como Inventor Destaque da Nokia nos anos de 2021, 2022 e 2023, em reconhecimento à sua contribuição técnica e inovadora.
Dr. Butt foi bolsista de pós-doutorado pelo programa Marie Curie Alain Bensoussan, concedido pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM). Atuou como editor associado da IEEE Communications Magazine e atualmente é editor associado dos periódicos IEEE Open Journal of the Communication Society e IEEE Open Journal of Vehicular Technology.
É Senior Member do IEEE e palestrante reconhecido pelo programa Distinguished Speaker da IEEE Communications Society (COMSOC).

Rui Aguiar
Formou-se em Engenharia de Telecomunicações em 1990 e concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica em 2001 pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Professor Catedrático na Universidade de Aveiro, responsável pela área de redes, e atuou anteriormente como Professor Adjunto no INI da Carnegie Mellon University. Foi também Pesquisador Visitante na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, além de ter atuado como consultor do governo português em políticas públicas para 5G.
Coordena, a nível nacional, uma linha de pesquisa no Instituto de Telecomunicações, focada na área de Redes e Serviços. Por seis anos, liderou a Plataforma Tecnológica de Comunidades Conectadas, uma iniciativa regional, multidisciplinar e orientada à indústria, voltada para ambientes inteligentes (smart environments).
Seus interesses de pesquisa estão centrados na implementação de redes e sistemas sem fio avançados, com ênfase especial em redes 5G e na Internet do Futuro. Possui mais de 500 publicações científicas nessas áreas, incluindo contribuições para os processos de padronização no IEEE e IETF.
Atuou como Technical Chair em diversas conferências internacionais promovidas pelo IEEE, ACM e IFIP, sendo regularmente convidado para ministrar keynotes sobre redes 5G e Internet do Futuro. Integra os TPCs das principais conferências da IEEE ComSoc.
Possui ampla participação em projetos nacionais e internacionais, bem como em atividades de transferência de tecnologia para a indústria. Está vinculado atualmente à 5G PPP Infrastructure Association e ocupa o cargo de Chair do Steering Board da Networld Europe ETP.
É Senior Member do IEEE, Chair do Portugal ComSoc Chapter, e membro da ACM. Atua como Editor Associado das revistas Wiley’s ETT e Springer’s Wireless Networks, e contribuiu para o lançamento da revista ICT Express da Elsevier.
É Engenheiro Chartered, tendo atuado como consultor de grandes operadoras, conselheiro tecnológico para startups e PMEs, e especialista técnico para diversos órgãos públicos, tanto na esfera governamental como judiciária. Atualmente faz parte do Advisory Board de diversos projetos europeus e unidades de pesquisa.

Yannick Deville
Formou-se pela École Nationale Supérieure des Télécommunications de Bretagne (Brest, França) em 1986. Obteve os graus de D.E.A. e Ph.D., ambos em Microeletrônica, pela Universidade de Grenoble (França), em 1986 e 1989, respectivamente. De 1986 a 1997, foi pesquisador nos Laboratórios de Pesquisa da Philips (Limeil, França). Nesse período, suas investigações abrangeram diversas áreas, incluindo filtros ativos integrados RC em micro-ondas com GaAs, arquiteturas de memória cache VLSI e algoritmos de substituição, algoritmos e aplicações de redes neurais, e sistemas não lineares. Desde 1997, é Professor na Universidade de Toulouse (França). De 1997 a 2004, atuou no laboratório de Acústica dessa universidade. Desde 2004, está vinculado ao laboratório de Astrofísica em Toulouse, que faz parte da Universidade, do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS) e do Observatório Midi-Pyrénées. Os principais interesses de pesquisa atuais de Yannick Deville incluem processamento de sinais e imagens (especialmente dados hiperespectrais), estatísticas de ordem superior, análise tempo-frequência, redes neurais, fenômenos de emaranhamento quântico, e especialmente métodos de Separação Cega de Fontes e Identificação Cega (incluindo Análise de Componentes Independentes, Análise de Componentes Esparsos e Fatoração de Matrizes Não Negativas), bem como suas aplicações em Sensoriamento Remoto, Astrofísica e Processamento de Informação Quântica (Separação Cega de Fontes Quânticas e Tomografia de Processos Quânticos Cega).

Mariane R. Petraglia
Graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1985. Obteve os títulos M.Sc. e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela University of California, Santa Barbara, em 1988 e 1991, respectivamente. De janeiro de 1992 a janeiro de 1993 foi Professora Extraordinária do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular no Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da UFRJ, onde é docente em regime de dedicação exclusiva desde abril de 1993, atuando também no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE (PEE/COPPE). De janeiro de 2008 a fevereiro de 2009, e de maio de 2018 a junho de 2020, foi Coordenadora Acadêmica do PEE/COPPE. De março de 2001 a fevereiro de 2002, realizou pós-doutorado no Adaptive Systems Laboratory da University of California, Los Angeles, e de janeiro de 2013 a dezembro de 2014, foi pesquisadora visitante no Ming Hsieh Department of Electrical Engineering da University of Southern California. Foi editora associada do periódico IEEE Transactions on Signal Processing nos biênios 2005-2007 e 2019-2021. Tem servido como revisora dos periódicos IEEE Transactions on Signal Processing, IEEE Transactions on Circuits and Systems, Electronics Letters, Signal Processing, dentre outros. Participou das comissões organizadoras das conferências Chip in Rio 2007 e ICA 2009. Orientou 44 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado em diferentes áreas de Processamento de Sinais. Participou do projeto de cooperação bilateral FAPERJ/DFG com a RWTH Aachen University, Alemanha, de 2020 a 2022. É atualmente coordenadora do subcomitê Empowerment, Awareness, Communications and Visibility do IEEE Women in Signal Processing (WISP). Foi homenageada, por sua trajetória profissional, pelo Capítulo IEEE SPS e Grupo de Afinidade IEEE de Mulheres na Engenharia da Unicamp (IEEE WIE Unicamp) em outubro de 2015. É membro da sociedade de honra americana Tau Beta Pi, e membro sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Suas principais linhas de pesquisa são: filtragem adaptativa, processamento multitaxa, separação cega de fontes, redes neurais e visão computacional.